5 Cuidados com o Projetor

Projetores estão presentes hoje na maioria das igrejas, podendo ser fixos no teto ou móveis. No entanto, apesar de sua popularização, não podemos esquecer que eles são equipamentos caros, com peças delicadas, que devem ser tratados com o devido cuidado.

Para entender um pouquinho mais da importância de cuidar bem do projetor, elevando potencialmente o seu tempo de vida útil e garantindo, assim, qualidade de vídeo profissional, separamos alguns cuidados que você deve ter com o projetor. Confira!

1. Faça a limpeza regularmente

Uma das maiores causas de admissões, nas assistências técnicas de projetores, é a falta de manutenção e limpeza. Por isso, crie o hábito de uma inspeção profunda no aparelho a cada 500 horas de uso ou mesmo periodicamente, a cada 3 meses.

Mas, um aviso: as partes internas de um projetor são muito delicadas. Caso não possua conhecimento técnico para isso, não invista nessa empreitada.

2. Paciência ao desligar o projetor

Uma boa dica, e que poucas pessoas costumam colocar em prática, é a de pressionar o botão de stand-by do projetor, antes de desligá-lo.

O processo dura, em média, 3 minutos, e ajuda o sistema de ventilação a refrigerar a lâmpada adequadamente, o que promove muito mais tempo de vida útil para ela.

3. Cuidado com pontos e manchas

Caso ocorra o surgimento de pontos pretos ou pigmentações coloridas, ao mexer no foco do projetor, o diagnóstico pode ser desanimador: acúmulo de sujeira ou mesmo fungos.

Mas nada de desanimar, pois o dano é reversível, se levado à assistência. Caso contrário, podem ocorrer diversos problemas com o projetor, como superaquecimento e perda do cristal, entre outros.

4. Atenção com o transporte do projetor

Carregá-lo em uma maleta própria de transporte é uma excelente medida para evitar o temido acúmulo de sujeira.

Mas, também, é importante aguardar alguns instantes para mover o projetor após o uso. Isso porque, com a lâmpada fria, novamente, há um risco reduzido de queima dela, caso ocorra algum impacto no projetor.

5. Manuseie o projetor com cuidado

Sim, existem diversos modelos, dos mais leves aos mais pesados, mas o projetor é, ainda, um produto muito delicado.

Por isso, evite, a todo custo, movê-lo quando estiver em uso e, principalmente, posicioná-lo em superfícies irregulares. Tudo isso garante que o seu projetor fique imune a inconvenientes facilmente evitáveis, e que podem sair caro, no fim das contas.

 

Atenção aos principais elementos do projetor

Você, técnico audiovisual, deve sempre estar por dentro dos melhores modelos de projetor no mercado, e também ser um profundo conhecedor da intimidade desse versátil produto, capaz de encher uma sala de luz, imagens, objetivos e ambições.

Por isso, além de saber como cuidar bem do aparelho, atente-se às seguintes questões ao instalar um projetor na sua igreja:

O ambiente

De nada adianta o melhor projetor, se o ambiente ao redor não colabora com suas pretensões. Verifique a iluminação do ambiente, se o projetor ficará em uma superfície plana (ou satisfatoriamente suspenso) e se a imagem e o vídeo estão bem definidos e alinhados.

Luminosidade

A potência luminosa de cada projetor passa por uma certificação padronizada pelo ANSI (American National Standard Institute). Mas, em miúdos: quanto mais lúmens (a unidade de medida da potência luminosa), melhor será a projeção.

Tamanho da tela

Um cálculo básico entre a imagem e a audiência deve ser feito, para que o tamanho da tela fique perfeito.

Vale a regra básica de que quanto mais distante estiver o espectador da tela, maior deve ser o tamanho da imagem projetada. Usa-se o seguinte cálculo, para uma definição mais precisa: faça a divisão da distância entre a tela e o último espectador por 7. O resultado dessa conta deve ser o tamanho da tela.

Contraste

O contraste é tão importante quanto a luminosidade, pois evita que cores mais escuras saiam desbotadas no projetor. Atente-se às melhores taxas para o ambiente onde estiver instalado o seu projetor.

Resolução

A resolução do computador conta muito, também, porque é preciso ajustar a resolução de acordo com as suas necessidades de projeção.

Recomenda-se, inclusive, um projetor com resolução nativa compatível, assim, o projetor se adapta à resolução do dispositivo (computador ou notebook) assim que conectado.

Seguindo essas dicas de cuidados e atenção ao uso do projetor, o sistema audiovisual da sua igreja vai dispor de imagem de qualidade profissional por muito mais tempo!

Veja também: Diferença entre VGA e HDMI

 

Texto adaptado de bsscom.com.br

 

 

Comentários Facebook

Você pode gostar...